Portfólio

ENERGIA LIMPA

ENERGIA LIMPA

A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovável, pois não se finda (o sol existe todos os dias). Dentre os aspectos positivos desta energia podemos destacar: economia, forma segura de gerar energia, não é poluente, não influi no efeito estufa, ou seja, não agrava estes problemas de ordem mundial. Tudo por que durante o processo de obtenção da Energia solar não é preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando). Só existe uma desvantagem desta energia, seu alto custo de obtenção, que faz dela uma fonte escassa para os países mais pobres como o Brasil. Os países que mais utilizam energia solar são Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Através da conscientização, esta fonte de energia limpa pode se tornar mais utilizável, nossos bolsos agradeceriam assim como o meio ambiente.

O mundo contabilizou, ao final de 2014, uma potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica de 180 Gigawatts (GW), 40,2 GW a mais que em 2013. Os dados constam do boletim Energia Solar no Brasil e no Mundo – Ano de Referência – 2014, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e apontam que, em dois anos, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar no mundo.

Os cinco primeiros países em potência instalada – Alemanha, China, Japão, Itália e EUA –  respondem por 70% do total mundial nessa fonte. Em 2015, a China deverá alcançar o 1º lugar no ranking mundial de potência instalada. De acordo com o boletim, a Grécia tem o maior percentual de geração solar em relação à sua geração total (9,5%), seguida pela Itália (8,6%).